29.4.11

ESTUDO CIENTIFICO?

nossos corpos desorganizados nos fazem sentirmos inseguros diante do desconhecido, diante do incontrolável, por isso quando seguimos investindo na nossa desorganização buscamos seguranças, mesmo que falsas ou ilusórias, para sentirmos mais protegidos.

e assim apelamos!

a ciência é a arte do explicar.
os cientistas são pessoas que tem prazer em explicar.
eles não buscam a verdade, buscam uma conexão com o cotidiano.
aconteceu algo! ótimo, o cientista vai querer explicar o acontecimento.

mas com nossos corpos inseguros, queremos que a ciência comprove uma verdade a serviço de nossas necessidades.

assim outro dia fui procurada por uma famosa empresa de produtos de higiene infantil e a conversa foi mais ou menos assim:

_olá, sou enfermeira de tal empresa e gostaria da sua colaboração em relação ao banho de balde, pois vimos que não há nenhum estudo cientifico a respeito e queremos desenvolver um estudo cientifico, para incentivar o uso desse banho terapêutico tão benéfico para os bebês.

a conversa se desenrola até que chega o momento em que eu digo:

_o banho de balde é feito sem nenhum uso de produto de higiene, pois além do bebê não precisar usar nenhum produto químico para sua higiene, muito menos em um banho de balde terapêutico que oferece ao bebê um ambiente muito relaxante, onde ele poderá simplesmente ficar imerso com a presença de um adulto que não terá que desempenhar nenhuma função higienizadora.
então se vocês querem um estudo cientifico, o que ao meu entender seria explicar o que é o banho de balde, vocês vão ter que deixar de lado os produtos como sabonete e xampú.

o tom da conversa ficou um pouco tenso enquanto ela foi revelando:

_nós queremos fazer um estudo cientifico do banho de balde e incluir nosso estudo cientifico já realizado que comprova que nossos produtos são totalmente benéficos para o uso do bebê.

resumo da opera: os estudos científicos são financiados por uma empresa para que suas necessidades sejam certificadas; como se dissessem assim, se virem para provar que nossos produtos são bons, e assim podemos apresentar um estudo científico.

a conclusão foi que como eu não iria apoiar o uso dos produtos industrializados (cheio de quimicos perfumados) em um banho de balde, eles iriam procurar quem os apoiassem, pois não importava realmente entender o banho de balde, mas adapta-los as suas necessidades.

claro que toda essa conversa telefonica ocorreu com muita cordialidade e compreensão de ambas as partes.

Um comentário:

Juru disse...

Ana, concordo plenamente com voce. Os ditos "estudos cientificos" podem provar qualquer coisa, basta voce ter um resultado que queira alcancar.
Morei nos EUA por 4 anos e vi como eh facil manipular informacoes para que tudo vire uma "sindrome" e tenha um "medicamento" para "combate-la"; quando o unico problema de fato eh um corpo desconectado.