tag:blogger.com,1999:blog-9203975506269687191.post9087298170903646350..comments2023-10-30T06:36:15.476-07:00Comments on Vida Ativa: TRABALHO É COISA DE CRIANÇA!Unknownnoreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-9203975506269687191.post-26316291794492627242013-12-12T09:48:42.248-08:002013-12-12T09:48:42.248-08:00Me emocionei com esse post. Porque fica muito clar...Me emocionei com esse post. Porque fica muito claro como a gente atrapalha e "deseduca" as crianças querendo impor "conhecimentos" , modos de ação, querendo "ensinar". Vou contar só uma experiência que tive com meu filho, que hoje tem 2 anos e meio: há mais ou menos um ano, ele ganhou uma coleção de livros com CDs de música clássica para crianças,lançada por um jornal paulista. Nós gostamos muito de música aqui em casa, o marido era baterista, meu irmão é maestro, minha mãe dança sozinha na cozinha até hoje (e dançar com ela enquanto cozinhávamos juntas é umas das memórias mais bacanas que tenho da infância), enfim, é uma coisa muito natural pra gente. Achamos que valia a pena ver qual era a dessa coleção e compramos.<br /><br />O filho gosta muito, ouve muito, cantarola trechos e tal. Mas a relação que ele estabeleceu com esses livros e CDs foi baseada totalmente em outros significados que ele deu para esses objetos (livro + CD). Ele adora os livros, mas brinca com eles (muito mais no começo do que agora) de qualquer forma que não seja tocar e ler. Ele gosta, por exemplo, de abrir todos eles na página em que há o registro das faixas do CD para ver os "númilos". O barato dele é abrir tudo, ver os números, fechar tudo e repetir. Ele gosta de tirar todos os CDs e trocar de lugar. "Coloca o Verdi na casa do Berlioz e o Beethoven na casa do Bach"... Gosta de colocar durex nas capas, gosta de ficar girando os CDs no chão...<br /><br />Sabe o que a gente sempre fez diante disso? "Ensinamos" que o CD não serve pra isso, que o livro não deve ficar aberto daquele jeito pq estraga e blá blá blá.<br /><br />Só comecei a me questionar sobre essa prática quando vi que a doutrinação estava fazendo efeito e que ele estava parando de brincar livremente com os CDs. Ainda deu tempo de retroceder, mas esse tipo de ação parece tão normal que às vezes nem percebemos.<br /><br />Obrigada por compartilhar tantas experiências bacanas que nos fazem pensar.<br /><br />AbraçosNataliehttp://www.maederna.wordpress.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9203975506269687191.post-48057062784015126812012-04-11T19:34:33.599-07:002012-04-11T19:34:33.599-07:00Eu estou amando isso aqui.Eu estou amando isso aqui.natalia lippolis p. a.noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9203975506269687191.post-9675275804896052742012-02-26T01:45:35.915-08:002012-02-26T01:45:35.915-08:00Ana, passar por aqui e ler algo assim é ganhar o d...Ana, passar por aqui e ler algo assim é ganhar o dia e não precisar de mais nada! Obrigada por mais essa partilha.Marilynhttps://www.blogger.com/profile/18284884783614668398noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9203975506269687191.post-85752502473233234212012-02-23T16:19:28.534-08:002012-02-23T16:19:28.534-08:00gostei muito do post, assim como tudo que leio aqu...gostei muito do post, assim como tudo que leio aqui. Riquíssimo ainda seu comentário sobre criança consumidora e criança produtora. Muito bom!!!Carol Presteshttps://www.blogger.com/profile/03058714432876148336noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9203975506269687191.post-80167536493199411222012-02-22T17:10:47.326-08:002012-02-22T17:10:47.326-08:00é comum ver um bebê quando ganha um presente, quer...é comum ver um bebê quando ganha um presente, querer brincar com a embalagem ao inves do brinquedo! Pois a embalagem não tem nada pronto e definido, ela vai produzindo sons e movimentos com o papel, a caixa; já o brinquedo está pronto e acabado e pouco atraente para suas explorações, mesmo assim ela põe na boca, e explora o brinquedo independente da função do brinquedo. Isso é produção. Criação.<br />Quando a criança cresce, começa ser impedida de produzir, pois é convidada o tempo todo a lidar com regras pre-estabelecidas, para o jogo, para o brinquedo, para a vida. E assim adentra o mundo do consumismo, consome relações, ideias, brinquedos, até começar a sentir prazer em comprar, para logo sentir um vazio e querer comprar mais. Isso tem acontecido cada vez mais cedo, e está longe de ser da natureza humana e sim um habito cultural e destruidor da infancia.<br />Assim como adultos, podemos ser produtores de vida, criar nosso mercado de trabalho, nosso modo de vida, nossa maneira de nos alimentarmos, de nos relacionarmos; ou somos consumidores de modos ja estabelecidos e seguimos regras que não acreditamos, mas justificamos dizendo que assim é a vida real. Mas não existe realidade previa, somos criadores de realidade, desde muito pequenos!!!Ana Thomazhttps://www.blogger.com/profile/02360370396436513347noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9203975506269687191.post-89631504044436249242012-02-22T14:50:41.490-08:002012-02-22T14:50:41.490-08:00obrigada pela partilhas neste blog, estou a gostar...obrigada pela partilhas neste blog, estou a gostar muito e a identificar-me com tudo o que leio.<br /><br />poderia explicar melhor o que define como criança consumidora e criança produtora. pode dar exemplos?<br /><br />ObrigadaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-9203975506269687191.post-83005118093210676862012-02-19T02:05:12.363-08:002012-02-19T02:05:12.363-08:00Chorei de emoção ao ler esse post ana. Primeiro po...Chorei de emoção ao ler esse post ana. Primeiro por que com ele percebi que o que sinto em meu coração é real: criança gosta de produzir. E segundo, por que mais uma vez tive a confirmação que o coração da mãe é verdadeiro. digo isso para amigas que me questionam sobre a desescolarização, mas digo meio titubeante (cada vez menos titubeante!). <br />E a minha dúvida era (prazerosamente conjugado no passado) que criança trabalhando é exploração. E agora Ana, você acabou de ligar em mim uns pontinhos: explorar uma criança é abusá-la psicologicamente, é colocá-la no trabalho que el adeseja fazer e dizer a ela o quanto aquilo é algo desqualificado, que ela nunca será nada de bom. É não valorizar a rotina dela (como os comentários do rapaz no post da Fabiolla no grupo Educação Ativa falando sobre "a roça"). E outro pontinho também era minha dúvida sobre a junção da infância à adolescência: como querer um adolescente produtivo, inutilizando e resguardando a criança? A criança não pode sentir dor, frustração ou trabalhar pq é coisa de adulto e o adolescente deve enfrentar tudo isso, pq chegou a hora (como se fosse um botãozinho de liga-desliga) e dessa forma, os momentos de transição fisiológica passam a conter muito mais crises que deveriam... OBRIGADA ANA!!!! Você alegrou meu coração com suas palavras, sigo muito mais confiante :)Alessandra Caprarahttps://www.blogger.com/profile/12512436834663835671noreply@blogger.com