sabe onde mais me incomoda a ação nociva da escola? No desinvestimento do corpo. E o que é o corpo?
Um simples olhar sobre o corpo humano nos revela uma maravilhosa engenharia produzida pela natureza. Quanto mais estudamos mais nos deparamos com a complexidade do universo, singular, infinito que somos nós. Felizmente todas as funções vitais funcionam sem a necessidade do nosso conhecimento consciente. Se a vida dependesse de nossa consciência, há muito tempo ela já teria desaparecido.
Os bebes nascem sabendo mamar, respirar, chorar, evacuar, assim como as aranhas nascem sabendo tecer sua teia sem ter aprendido.
Os corpos dos seres vivos pensam independentes da consciência.
Como disse Nietzsche: “espantamo-nos diante da consciência, mas o que surpreende, é acima de tudo o corpo.
Todo organismo pensa, todas as formações orgânicas participam do pensamento, do sentir, do querer, e que, em conseqüência, o cérebro é apenas um enorme aparelho de concentração. Faz-se ainda necessário perceber que esse pensamento corporal, inconsciente, com sua gama de operações delicadas – julgar, imaginar, criar valores – é muito mais aperfeiçoado e sutil que o pensamento consciente associado ao eu e ao intelecto”. Nietzsche: Fragmentos.
Então o que foi que aconteceu entre a nossa primeira infância, quando vivíamos com um corpo pensante, e a nossa vida adulta onde vivemos com uma mente consciente que tenta domar um corpo rebelde, que teima em doer, ficar rígido, e frustrar as realizações de nossas ambições idealizadas por nosso intelecto?
Resposta: Abandonamos nossos corpos nas carteiras escolares!!!
continuo amanhã...
19.1.10
18.1.10
DEPOIS QUE SE ACOSTUMA...
por que quando alguém propõe algo novo é sempre recebido com muita desconfiança, infinitas perguntas e uma necessidade de referencias e provas? Por outro lado quando algo já está estabelecido, por pior que seja, sua base torna-se intocável.
Todo mundo que passou pelo sistema escolar tem queixas sobre seus mais diversos aspectos, e mesmo assim está proibido por em duvida que ir a escola seja o único caminho que existe para conseguir o reconhecimento social, êxito economico ou até para realizar-se pessoalmente.
Porem é muito claro que a escola não investe no desenvolvimento do potencial de cada criança/adolescente, a escola investe no seu próprio sistema, independente de quem irá frequenta-la. Quando visita-se uma escola, o atendente vai explicar qual é o método que a escola aplica, como ela funciona, etc; a escola já está pronta, determinada e fixada antes do aluno chegar.
Então a escola está a serviço de quem? Será que é ela que precisa dos alunos para se estabelecer? Então os alunos estarão a serviço da escola!
Prova disso é que sempre que algo sai errado entre escola e aluno, a culpa é do aluno, que não se aplicou, que não consegue acompanhar a aula, que é indisciplinado, que é burro!
Ou o aluno adapta-se a escola ou ele vai se dar mal.
Isso não faz sentido!!!
Ao invés de um método, a escola tem que criar muitas situações distintas da vida e de aprendizagem. A cada dia se cria a vida, todos os dias as crianças, e porque não os adultos também, devem sentir-se cheio de vida, em seus ciclos e ritmos variantes.
Em geral se crê que para uma criança crescer completa, o melhor caminho é adaptar a criança aos ideais do adulto. Mas para que cresçam crianças completas é necessário esquecer, na medida do possível, que um dia serão homens e mulheres.
Educar uma criança para ser criança e não prepara-los para serem adultos.
O currículo dessa escola ativa deve ser construído de forma dinâmica e sempre atualizado, baseado em três perspectivas:
Primeira: o aluno com seu potencial e necessidades.
Segunda: as etapas de desenvolvimento das crianças.
Terceira: participação progressiva na cultura local e geral.
Em uma escola a criança deve aprender a aprender em seu potencial máximo, o resto, fica por conta dela, pode confiar!
Indicação de leitura: Sociedade sem Escola - Ivan Illich; Educar para Ser - Rebeca Wild; Os Falsos Principios da nossa Educação - Max Stirner
Indicação de Curso: Educação para Potencia - Escola Nomade/Luiz Fuganti
Todo mundo que passou pelo sistema escolar tem queixas sobre seus mais diversos aspectos, e mesmo assim está proibido por em duvida que ir a escola seja o único caminho que existe para conseguir o reconhecimento social, êxito economico ou até para realizar-se pessoalmente.
Porem é muito claro que a escola não investe no desenvolvimento do potencial de cada criança/adolescente, a escola investe no seu próprio sistema, independente de quem irá frequenta-la. Quando visita-se uma escola, o atendente vai explicar qual é o método que a escola aplica, como ela funciona, etc; a escola já está pronta, determinada e fixada antes do aluno chegar.
Então a escola está a serviço de quem? Será que é ela que precisa dos alunos para se estabelecer? Então os alunos estarão a serviço da escola!
Prova disso é que sempre que algo sai errado entre escola e aluno, a culpa é do aluno, que não se aplicou, que não consegue acompanhar a aula, que é indisciplinado, que é burro!
Ou o aluno adapta-se a escola ou ele vai se dar mal.
Isso não faz sentido!!!
Ao invés de um método, a escola tem que criar muitas situações distintas da vida e de aprendizagem. A cada dia se cria a vida, todos os dias as crianças, e porque não os adultos também, devem sentir-se cheio de vida, em seus ciclos e ritmos variantes.
Em geral se crê que para uma criança crescer completa, o melhor caminho é adaptar a criança aos ideais do adulto. Mas para que cresçam crianças completas é necessário esquecer, na medida do possível, que um dia serão homens e mulheres.
Educar uma criança para ser criança e não prepara-los para serem adultos.
O currículo dessa escola ativa deve ser construído de forma dinâmica e sempre atualizado, baseado em três perspectivas:
Primeira: o aluno com seu potencial e necessidades.
Segunda: as etapas de desenvolvimento das crianças.
Terceira: participação progressiva na cultura local e geral.
Em uma escola a criança deve aprender a aprender em seu potencial máximo, o resto, fica por conta dela, pode confiar!
Indicação de leitura: Sociedade sem Escola - Ivan Illich; Educar para Ser - Rebeca Wild; Os Falsos Principios da nossa Educação - Max Stirner
Indicação de Curso: Educação para Potencia - Escola Nomade/Luiz Fuganti
15.1.10
MAIS RAPIDINHA AINDA!
um outro amigo, tambem ingles e professor da técnica Alexander me perguntou um dia:
_Quer fazer Deus dar risada?
e ele mesmo respondeu:
_Conta para Ele seus planos!
Bom final de semana!
até segunda...
_Quer fazer Deus dar risada?
e ele mesmo respondeu:
_Conta para Ele seus planos!
Bom final de semana!
até segunda...
14.1.10
RAPIDINHA!
ha anos atras ouvi uma historia de um professor que fez parte da minha formação da técnica Alexander, um distinto senhor ingles digno de seus 80 anos de idade.
Ele começou a sentir dor no joelho esquerdo, então procurou um medico para saber o que poderia estar causando aquela dor.
O medico não se preocupou em examina-lo, simplesmente disse: "Essa é uma dor normal para a idade do senhor!"
Mas meu professor rapidamente questionou: "Mas doutor, o joelho direito tem a mesma idade e não doi!!!"
Nada como saber ouvir e pensar!
Ele começou a sentir dor no joelho esquerdo, então procurou um medico para saber o que poderia estar causando aquela dor.
O medico não se preocupou em examina-lo, simplesmente disse: "Essa é uma dor normal para a idade do senhor!"
Mas meu professor rapidamente questionou: "Mas doutor, o joelho direito tem a mesma idade e não doi!!!"
Nada como saber ouvir e pensar!
13.1.10
VIVA A ANA MARIA BRAGA!
Conquistar a simpatia da opinião publica é mais facil do que parece.
O caso foi assim: no final do ano passado 2008/2009 estavamos em um clube no litoral norte, onde meus pais tem casa. Fazia aquele baita calor e minha pequena com 4 meses de vida, vivia no balde. Enquanto os outros dois curtiam a piscina do clube ou a praia, la estava Catarina toda feliz e tranquila imersa na agua. Essa imagem agitou o clube, era critica de toda maneira, chegaram até me perguntar se era por falta de recurso que eu mantinha a coitadinha no balde ao inves de uma piscininha. Minha mãe se incomodou e pediu para eu evitar banhos publicos, mas eu até que me divertia com a agitação e segui a vida normalmente, alheia a tensão geral.
Um ano depois voltei ao clube pra curtir mais uns dias de ferias com as crianças e cheguei la justo no dia que o programa da Ana Maria Braga reprisou o banho de balde que eu fiz com a Catarina e mais um bebê ao vivo em uma tocante reportagem. Até hoje eu não vi o programa, mas a mulherada la do clube viu e se encheu de orgulho de ter acompanhado a Catarina no balde desde bem novinha. Foram tantos elogios ao meu modo de criar meus filhos, que até minha mãe se comoveu com o reconhecimento nacional da atitude de sua filha.
Porem de volta ao lar dos pais ainda nem tudo foram flores porque minha mãe ainda está cismada com a desescolarização do meu filho e veio me dar uns conselhos meio esquisitos, mas foi facil acalma–la, pois disse que a qualquer momento eu iria dar uma entrevista na televisão e que ela ainda ia continuar se orgulhando da filha que adora inventar moda!

Minhas duas filhas e minhas 5 sobrinhas no natal de 2008, antes das ferias na praia!
O caso foi assim: no final do ano passado 2008/2009 estavamos em um clube no litoral norte, onde meus pais tem casa. Fazia aquele baita calor e minha pequena com 4 meses de vida, vivia no balde. Enquanto os outros dois curtiam a piscina do clube ou a praia, la estava Catarina toda feliz e tranquila imersa na agua. Essa imagem agitou o clube, era critica de toda maneira, chegaram até me perguntar se era por falta de recurso que eu mantinha a coitadinha no balde ao inves de uma piscininha. Minha mãe se incomodou e pediu para eu evitar banhos publicos, mas eu até que me divertia com a agitação e segui a vida normalmente, alheia a tensão geral.
Um ano depois voltei ao clube pra curtir mais uns dias de ferias com as crianças e cheguei la justo no dia que o programa da Ana Maria Braga reprisou o banho de balde que eu fiz com a Catarina e mais um bebê ao vivo em uma tocante reportagem. Até hoje eu não vi o programa, mas a mulherada la do clube viu e se encheu de orgulho de ter acompanhado a Catarina no balde desde bem novinha. Foram tantos elogios ao meu modo de criar meus filhos, que até minha mãe se comoveu com o reconhecimento nacional da atitude de sua filha.
Porem de volta ao lar dos pais ainda nem tudo foram flores porque minha mãe ainda está cismada com a desescolarização do meu filho e veio me dar uns conselhos meio esquisitos, mas foi facil acalma–la, pois disse que a qualquer momento eu iria dar uma entrevista na televisão e que ela ainda ia continuar se orgulhando da filha que adora inventar moda!
Minhas duas filhas e minhas 5 sobrinhas no natal de 2008, antes das ferias na praia!
12.1.10
TRANSMUTAÇÃO
para mim, essa é uma palavra cotidiana, por isso sempre tem alguém que pergunta: qual a diferença entre mudar, transformar e transmutar?
Para explicar vou la pro começo do pensamento.
Tem a turma que acredita que a vida já está criada pronta para nos receber com todas as leis e regras pré-estabelecidas e que nosso trabalho seria nos adaptarmos ao modo de vida existente. É comum a gente escutar "a vida é assim mesmo", "isso é normal, acontece com todo mundo"...
Mas tem uma outra turma que acredita que a vida é sempre inédita e que é necessário cria-la aqui e agora, responsabilizar-se pelas escolhas, pelas alianças, por seu proprio destino.
Essa turma costuma ouvir coisas assim "la vem ela inventando moda", "atrevida voce, hein?", "voce é louca!"...
Porque a gente já aprendeu que, quando existe uma situação estabelecida e por algum motivo torna-se necessaria uma mudança, não funciona muito bem tentar melhorar, ajustar, adaptar o que ja está estabelecido, porque muito provavelmente é a propria situação que está gerando o problema, então não basta melhorar, mudar, transformar algo; torna-se necessário a mutação da situação original, transmutar o modo de vida que aprisiona os desejos mais intensos e confiaveis que nos atravessam.
Na minha segunda gravidez eu até tentei melhorar a possibilidade do meu parto, procurei médicos e maternidades explicando o meu desejo de ter um parto normal após ter vivenciado uma cesaria, porem por mais que eu tentasse melhorar, mudar, transformar, eu só escutava "não é possivel no seu caso"!
Então a saída foi transmutar, modificar a idéia do que é um parto, sair do senso comum, e até do bom senso; criar um novo modo de ver, sentir e agir a gravidez, o parto, o corpo, o ser humano.
Sair dessa dimensão e criar uma outra.
Facilita muito quando a gente tem aliados que nos ajuda a fortalecer as decisões que vão contra o sistema vigente, mas eu acredito que por mais aliados que possamos ter, temos que abrir mão da referencia, pois estamos falando em criar uma vida com experiencias ineditas, por mas que ressoe com as experiencias de outras pessoas, cada um terá que viver a sua de forma intransferivel e incomparavel.
E por que é tão dificil transmutar?
Porque a gente quer ter controle sobre a vida, queremos certezas do resultado final, temos medo de arriscar, de experimentar; não queremos sentir dor. Porque temos que abrir mão de "presentes" e reconhecimentos que nos oferecem quando mantemos a ordem das coisas. E olha que é cada presentinho miseravel!
Eu penso que quando alguem aceita como certo o que ja está estabelecido, ja estamos fadado ao fracasso em relação ao que se poderia ter vivido; mas quando a gente aceita o desafio da criação da vida, a vitoria já é certa, pois o resultado será um efeito de todo processo vivido.
A vida pode ser uma obra prima, incomparavel, acima do bem e do mal!
E da-lhe transmutação!!!
Para explicar vou la pro começo do pensamento.
Tem a turma que acredita que a vida já está criada pronta para nos receber com todas as leis e regras pré-estabelecidas e que nosso trabalho seria nos adaptarmos ao modo de vida existente. É comum a gente escutar "a vida é assim mesmo", "isso é normal, acontece com todo mundo"...
Mas tem uma outra turma que acredita que a vida é sempre inédita e que é necessário cria-la aqui e agora, responsabilizar-se pelas escolhas, pelas alianças, por seu proprio destino.
Essa turma costuma ouvir coisas assim "la vem ela inventando moda", "atrevida voce, hein?", "voce é louca!"...
Porque a gente já aprendeu que, quando existe uma situação estabelecida e por algum motivo torna-se necessaria uma mudança, não funciona muito bem tentar melhorar, ajustar, adaptar o que ja está estabelecido, porque muito provavelmente é a propria situação que está gerando o problema, então não basta melhorar, mudar, transformar algo; torna-se necessário a mutação da situação original, transmutar o modo de vida que aprisiona os desejos mais intensos e confiaveis que nos atravessam.
Na minha segunda gravidez eu até tentei melhorar a possibilidade do meu parto, procurei médicos e maternidades explicando o meu desejo de ter um parto normal após ter vivenciado uma cesaria, porem por mais que eu tentasse melhorar, mudar, transformar, eu só escutava "não é possivel no seu caso"!
Então a saída foi transmutar, modificar a idéia do que é um parto, sair do senso comum, e até do bom senso; criar um novo modo de ver, sentir e agir a gravidez, o parto, o corpo, o ser humano.
Sair dessa dimensão e criar uma outra.
Facilita muito quando a gente tem aliados que nos ajuda a fortalecer as decisões que vão contra o sistema vigente, mas eu acredito que por mais aliados que possamos ter, temos que abrir mão da referencia, pois estamos falando em criar uma vida com experiencias ineditas, por mas que ressoe com as experiencias de outras pessoas, cada um terá que viver a sua de forma intransferivel e incomparavel.
E por que é tão dificil transmutar?
Porque a gente quer ter controle sobre a vida, queremos certezas do resultado final, temos medo de arriscar, de experimentar; não queremos sentir dor. Porque temos que abrir mão de "presentes" e reconhecimentos que nos oferecem quando mantemos a ordem das coisas. E olha que é cada presentinho miseravel!
Eu penso que quando alguem aceita como certo o que ja está estabelecido, ja estamos fadado ao fracasso em relação ao que se poderia ter vivido; mas quando a gente aceita o desafio da criação da vida, a vitoria já é certa, pois o resultado será um efeito de todo processo vivido.
A vida pode ser uma obra prima, incomparavel, acima do bem e do mal!
E da-lhe transmutação!!!
11.1.10
POST DIÁRIOS!!!
queridos leitores,
não sou uma verdadeira blogueira, pois só venho aqui para divulgar acontecimentos esporádicos, que sempre muito me alegram.
Mas parece que as coisas vão mudar, como estou com a função cotidiana em escrever para tese do doutorado, vou fazer o aquecimento por aqui, pois para mim não é fácil sentar e escrever simplesmente, mas como os assuntos aqui serão os meus preferidos e praticos, acho um bom treino para transformar as ideias em palavras.
Vou postar diariamente textos relacionados ao desenvolvimento das crianças e dicas gerais das coisas que experimento e que deram certo para mim, em relação ao corpo, ao pensamento e a pratica de vida.
Sou mãe de três filhos, Gutto 16anos, Franciska 3anos e Catarina de 1ano.
Criei meus filhos levando-os comigo ao trabalho (dou aulas da técnica Alexander em casa e em escola e faculdade de teatro). Cada filho me trouxe profundas transformações. Com G. ainda pequeno, fui morar três anos em Londres para fazer a formação da T.A., com o nascimento de F. mergulhei na vida materna pro-ativa usando e divulgando o uso do sling, balde, cama compartilhada, amamentação prolongada, e abrindo as aulas da técnica Alexander para gravidas, mães e bebês.
Com o nascimento da C. comecei o projeto de montar uma ecovila em Piracaia, com uma escola de ensino formal, que terá a educação ativa como base.
A educação ativa ou educação para potencia, é o tema do meu doutorado que devo concluir em 2011 e na sequencia montar a escola em Piracaia, na beira do Lago, no pé do morro, um lugar magico para construir uma escola, as crianças merecem!!!
Acho que por enquanto é isso, amanhã eu volto!
A dica do dia, que é meu mantra diário: não perca tempo melhorando o que não está bom, TRANSMUTE!!!!
não sou uma verdadeira blogueira, pois só venho aqui para divulgar acontecimentos esporádicos, que sempre muito me alegram.
Mas parece que as coisas vão mudar, como estou com a função cotidiana em escrever para tese do doutorado, vou fazer o aquecimento por aqui, pois para mim não é fácil sentar e escrever simplesmente, mas como os assuntos aqui serão os meus preferidos e praticos, acho um bom treino para transformar as ideias em palavras.
Vou postar diariamente textos relacionados ao desenvolvimento das crianças e dicas gerais das coisas que experimento e que deram certo para mim, em relação ao corpo, ao pensamento e a pratica de vida.
Sou mãe de três filhos, Gutto 16anos, Franciska 3anos e Catarina de 1ano.

Criei meus filhos levando-os comigo ao trabalho (dou aulas da técnica Alexander em casa e em escola e faculdade de teatro). Cada filho me trouxe profundas transformações. Com G. ainda pequeno, fui morar três anos em Londres para fazer a formação da T.A., com o nascimento de F. mergulhei na vida materna pro-ativa usando e divulgando o uso do sling, balde, cama compartilhada, amamentação prolongada, e abrindo as aulas da técnica Alexander para gravidas, mães e bebês.
Com o nascimento da C. comecei o projeto de montar uma ecovila em Piracaia, com uma escola de ensino formal, que terá a educação ativa como base.
A educação ativa ou educação para potencia, é o tema do meu doutorado que devo concluir em 2011 e na sequencia montar a escola em Piracaia, na beira do Lago, no pé do morro, um lugar magico para construir uma escola, as crianças merecem!!!
Acho que por enquanto é isso, amanhã eu volto!
A dica do dia, que é meu mantra diário: não perca tempo melhorando o que não está bom, TRANSMUTE!!!!
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