11.1.10

POST DIÁRIOS!!!

queridos leitores,
não sou uma verdadeira blogueira, pois só venho aqui para divulgar acontecimentos esporádicos, que sempre muito me alegram.
Mas parece que as coisas vão mudar, como estou com a função cotidiana em escrever para tese do doutorado, vou fazer o aquecimento por aqui, pois para mim não é fácil sentar e escrever simplesmente, mas como os assuntos aqui serão os meus preferidos e praticos, acho um bom treino para transformar as ideias em palavras.
Vou postar diariamente textos relacionados ao desenvolvimento das crianças e dicas gerais das coisas que experimento e que deram certo para mim, em relação ao corpo, ao pensamento e a pratica de vida.
Sou mãe de três filhos, Gutto 16anos, Franciska 3anos e Catarina de 1ano.
Criei meus filhos levando-os comigo ao trabalho (dou aulas da técnica Alexander em casa e em escola e faculdade de teatro). Cada filho me trouxe profundas transformações. Com G. ainda pequeno, fui morar três anos em Londres para fazer a formação da T.A., com o nascimento de F. mergulhei na vida materna pro-ativa usando e divulgando o uso do sling, balde, cama compartilhada, amamentação prolongada, e abrindo as aulas da técnica Alexander para gravidas, mães e bebês.
Com o nascimento da C. comecei o projeto de montar uma ecovila em Piracaia, com uma escola de ensino formal, que terá a educação ativa como base.
A educação ativa ou educação para potencia, é o tema do meu doutorado que devo concluir em 2011 e na sequencia montar a escola em Piracaia, na beira do Lago, no pé do morro, um lugar magico para construir uma escola, as crianças merecem!!!









Acho que por enquanto é isso, amanhã eu volto!

A dica do dia, que é meu mantra diário: não perca tempo melhorando o que não está bom, TRANSMUTE!!!!

10 comentários:

Pedro disse...

Ana, boa sorte no blog, na tese e na escola!

Qual a diferença entre mudar e transmutar?

Beijo,

Dom Pedro.

daniela disse...

Educação! Filhos! Transmutação! Acho que vou virar leitora diária dos posts diários!! Beijos! Daniela Elias

Ana Thomaz disse...

Oi Dom Pedro,

mudar pode ser uma coisa de variação, como: sempre mudo o corte de cabelo que é pra não enjoar, ou sempre mudo o caminho pra conhecer lugares novos; transmutar ja tem outra consistencia, como: esse modo de vida não da mais, tenho que criar outro, tenho que transmutar; essa atitude me tira energia, tenho que fazer novas escolhas, tenho que transmutar...
faz sentido?
beijos na rainha e na princesa

Ana Thomaz disse...

oi Daniela,

será um prazer!
beijos
ana

Anônimo disse...

Oi Ana. Nunca deixei nenhum post aqui mas eu sempre visito seu blog para ver as novidades. E, fiquei empolgada pela sua iniciativa em compartilhar conosco as idéias da sua escola... Eu AMEI a idéia de Piracaia! Ainda nem tenho filhos mas compartilho da mesma vontade tua e, sinceramente, quando a escola estiver pronta, assim que eu tiver meus filhotes, vou matriculá-los!! Agora só preciso saber se tem algum terreno por perto para construir meu sítio e morar por lá também né... (já entrei no site de Piracaia, lindo!)
Abraço.
Amanda Mesquita *sua aluna do semestre passado no Célia!

Ana Thomaz disse...

oi Amanda, que bom te "ver" por aqui.
la em piracaia vamos montar uma ecovila com residencias, alem da escola e do centro cultural!!!
nada mal, ne?
beijos
saudades
ana

Maximilian Köberle disse...

Oi Ana, sou um paterno, tem uma escola aqui em betel/paulínia, que deve ser algo do tipo que vc está pensando. gostaria muito de montar algo do tipo também, mas é um projeto grande. Mande notícias, e se precisar de um palpiteiro e entusiasta, fique a vontade

Ana Thomaz disse...

oi Maximilian,

me conta mais dessa escola...
e de seus projetos.
meu e-mail é anathomaz@terra.com.br

vamos nos falar!

abraço
ana

Fernanda Mouco disse...

Oi Ana!
Linda a idéia da escola =)
Você é pedagoga? Eu faço pedagogia aqui na usp...
Quero acompanhar sua tese, hein!
Beijoca, Fe.
Ps. que família linda ;)

Unknown disse...

Boa noite a todos! Tenho uma propriedade na chapada dos Veadeiros em goias de 25 hectares com estrutura de ecovila e estou vendendo! A propriedade possui casas sustentáveis feitas de adobe e placa solar, horta comunitária, refeitório e agua direto da montanha. Interessados estou à disposição pelo email ca_verissimo@yahoo.com.br