16.3.10

A TURMA!

quando eu ia a escola sonhava com o dia em que entraria na faculdade para não precisar mais usar uniforme. A ironia é que eu fiz faculdade de educação física onde era obrigatório o uso de uniforme para as aulas praticas. Mas olhando ao redor haviam os alunos que cursavam direito que também pareciam uniformizados.

Outro dia minha amiga Rita, atrevida que é, foi questionar a escola de seus filhos a necessidade do uso do uniforme, e a escola respondeu que era muito importante para proteção das crianças, pois a comunidade reconhece as crianças pelo uniforme.

Conversando com uma aluna da técnica Alexander, que sempre viveu no interior e agora faz faculdade em São Paulo, comentou comigo o fato curioso de sua colega conseguir reconhecer quais escolas os outros estudantes frequentaram. Ela olha e diz "esse fez Dante", "esse outro com certeza veio do equipe", "aquele ali veio de escola publica", "olha o jeitão do vera cruz que ela tem"...

A questão da Rita é perfeita, pra que uniforme?

2 comentários:

Ariane Neves disse...

eu tbm me pergunto! e ainda assim esclhi uma escola que não tem uniforme. Ás vezes numa saíde eles usam uma camiseta que as crianças pintaram e utilizam só para as saídas (teatros, parques..)
Mas é uma forma de (da escola)dizer: Este é do Dante, do Arqui, do Madre Cabrini.... é status para a escola...?

Unknown disse...

Complicado.
Eu odiava uniforme na escola, e hoje ainda tenho dúvida quanto á questão da real necessidade dele.
Logo, logo vou ter que me envolver mais seriamente no assunto, quando o Pedro estiver pronto para isso.
Como não podia deixar de ser eu sempre me pego olhando as crianças nas ruas e de alguma forma acho bacana os uniformes.
Acredito que existem mais aspectos a serem considerado mas um que acho muito importante é a questão do preconceito financeiro (talvez não seja esse o termo).
Acredito que quando uma criança põe uniforme ela se torna "igual" as outras da escola, quando não há o uso do mesmo e a criançada pode ir com roupas normais sempre rola a questão de roupas de marcas, importadas, tênis da moda e tudo o mais e acho que isso de alguma forma pode afetar o psicológico da criança...ou não.
Conheço pais que trabalham e economiza muito para poder pagar uma boa escola particular para o filho mas não podem dar outras coisas que outras crianças ricas teem, por isso acho que talvez o uniforme seja bom...
Me fiz entender?
Bjs
Eva