28.5.10

EDUCAÇÃO PARA VIDA!

a minha ausencia neste blog se deu por ter ido trabalhar em Buenos Aires e o retorno me traz a grande alegria de anunciar um curso que além de muito especial se faz mais que necessário.
o trabalho da escola Pestalozzi é um trabalho consistente, ativo, absolutamente vivo; seria a escola que eu colocaria meus filhos e enquanto esse tipo de escola não existir por aqui, eles ficam em casa!

segue as informações sobre os cursos de Margarita Valencia:




Encontro para Pais e Professores da Nova Era

Com Margarita Valencia

A EDUCAÇÃO LIVRE COMO ALTERNATIVA DE CONVIVENCIA NO AMOR E O RESPEITO ENTRE ADULTOS E CRIANCAS.

Uma proposta que está revolucionando os atuais conceitos de aprendizagem e educação no mundo.
Introdução
Numa sociedade que avança rapidamente, as exigências de trabalho para suprir as necessidades de sobrevivência e pessoais marcam profundas brechas que interferem na comunicação e nas relações humanas, especialmente nas relações entre adultos e crianças ou adolescentes.
Neste contexto se faz urgente criarmos espaços de diálogo aonde possamos manifestar nossas preocupações e aprofundar temas relacionados com a educação, o cuidar e tudo que implica o constante crescimento de nossos filhos em termos emocionais, intelectuais e sociais.
Para auxiliarmos nesta tarefa, existem algumas experiências que nos falam da possibilidade de não interferir no desenvolvimento das crianças, preparando ambientes aonde possam interagir livremente e praticar a tomada de decisões, assim respeitando cada etapa do processo do seu crescimento e favorecendo efetivamente seu crescimento integral.
Esta proposta nos convida também a uma reflexão mais ampla em relação ao nosso entorno: Será que a crise ecológica, social e econômica que enfrentamos a nível mundial, não tem relação com o que as pessoas desde pequenas aprendem em casa ou na escola? A resposta é afirmativa.
É hoje comprovado que uma pessoa amada e respeitada, nas suas verdadeiras necessidades em cada uma de suas etapas de desenvolvimento, se tornará um adulto que convive em paz e respeito consigo mesmo, com seus iguais e com a natureza, se tornando co-construtor de um planeta com as mesmas características.
Estes sãos os parâmetros que norteiam a educação livre, uma perspectiva sobre a educação que nos permite construir uma vida em harmonia com as nossas crianças e adolescentes. Esta vertente se baseia em etapas sobre o desenvolvimento do ser humano realizadas por Jeanne Piaget e no conceito de “autopoyesis” do Humberto Maturana, dentre outros, que ressalta que na vida/natureza jamais existem relações instrutivas.
A série de Encontros sobre Educação Livre como Alternativa de Convivência no Amor e Respeito entre Adultos e Crianças, destinada a Pais e Professores da Nova Era, apresenta e oferece uma oportunidade de aprofundar estes e outros elementos básicos de respeito aos processos de vida e acompanhamento adequado ao crescimento da criança e o adolescente, incorporando também insumos da vivencia de uma escola, referencia mundial na área, em Equador: a escola Pestalozzi.
Temas centrais
- Funcionamento e desenvolvimento cerebral
- Fases de desenvolvimento
- Ambientes Preparados:
Liberdade e Limites
Presencia do adulto: regras e limites
Ambientes que favorecem processos de desenvolvimento
O choro e o riso como formas adequadas de processar experiências
Linguagem e verbalização: como nos comunicamos com as crianças
A importancia do brincar
A televisão e a tecnologia
A tomada de decisões e o desenvolvimento da inteligência
O brincar como forma de aprendizagem
O brincar representativo
A hora de comer
O momento do banho
O momento de dormir
O momento de se vestir

Perguntas freqüentes
Por limites e regras é ir contra a liberdade das crianças?
Como posso por limites e ainda expressar amor? A partir de que idade isto é relevante?
Qual é a função dos adultos na convivência e no cuidado das crianças?
Como podemos conviver entre adultos e crianças de diferentes idades, em harmonia, liberdade e respeito?
Se os sistemas educativos a nível mundial estão sempre em crise, porque então temos que mandar os nossos filhos para a escola?
Como posso ajudar meus filhos para que se respeitem entre irmãos?
Porque quando falo com meus filhos eles não me escutam?
Porque é tão difícil por ordem nos dormitórios dos meus filhos?
A proposta pedagógica visa intercalar apresentações de conceitos e práticas, com momentos de reflexão, individual e em grupo, de partilha, e de retro-alimentação destes com experiências praticas na vida cotidiana.
Público-Alvo: Adultos que tenham relações com crianças e adolescentes (de qualquer idade, desde recém nascidos!), como pais e professores.

Facilitadora:
Margarita Valencia A.
Formada em Pedagogia (Ciências da Educação) pela Universidade Católica de Equador. Tem 10 anos de experiência de trabalho na ‘Fundación Educativa Pestalozzi’, www.fundacionpestalozzi.com em Equador. A Escola Pestalozzi é reconhecida na área pedagógica como pioneira no seu enfoque alternativo e como uma das novas correntes educativas mais avançadas no mundo. Margarita chegou no Brasil em Julho 2009 para criar a primeira escola livre, baseada na escola Pestalozzi, no Brasil. Esta escola, Inkiri, está hoje estruturada na ecovila Piracanga, na Bahia e recebe crianças de diversas idades e nacionalidades (www.piracanga.com)

Para maiores informações sobre conteúdo do curso entre em contato com Margarita Valencia
E-mail: marvalencia321@yahoo.es

*O curso será realizado com a confirmação de um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 20.

Nenhum comentário: