31.7.10

NOSSOS MESTRES!

como é isso da criança ser a fonte da vida? nosso mestre? perguntou uma amiga a queima roupa, pedindo exemplos concretos!

hoje de manhã enquanto eu estava fazendo meu oil pulling, a caçula (quase 2 anos) estava em uma bacia com agua e alguns brinquedos, e sua irmã (4 anos) estava na frente do espelho experimentando presilha no cabelo.

todas estávamos dividindo o mesmo espaço e cada uma envolvida em seu mundo-propio.

como eu estava impossibilitada de tagarelar, pois tinha a boca cheia de óleo, e incapaz de ficar envolvida na minha ação, fiquei observando as meninas, como elas estavam completamente presentes em suas vivências, nada mais passava pela cabeça delas, e isso não quer dizer que elas não estavam atentas para outros acontecimentos.

é realmente incrível ver com que facilidade a criança permite envolver-se, entregar-se, relacionar-se, estar presente em suas ações.
algo que almejamos pois essa inteireza nos faz mais eficientes, potencializa nossas percepções, deixa a intuição mais aguçada, nos libertamos das representações e entrarmos no mundo da criação.

me parece que é isso que os praticantes de meditação buscam em suas praticas por anos a fio.

foram 20 minutos de oil pulling, uma escovação a seco pelo corpo, um banho de óleo de gergelim, um banho de agua, escovar os dentes, e por todo esse tempo elas seguiram envolvidas em suas atividades.
quem disse que criança tem concentração de curta duração?

nós é que a treinamos a fazer as coisas no tempo que nos convém, que geralmente é curto e disperso.
nós é que a treinamos a ter que prestar atenção em varias coisas ao mesmo tempo obrigando-as a fazer o que não lhes interessam e como defesa elas desenvolvem a capacidade de se distrair para abstrair aquilo não lhes faz sentido naquele momento.

assim tornam-se adultos com dificuldade de estar presentes em suas ações cotidianas.

experimente tomar banho sem ocupar a mente com outra coisa, tomar banho presente, aguçando suas percepções, parece impossível!

somos adultos distraídos, a ponto de não percebermos que temos crianças com enorme capacidade de concentração, envolvimento e criação.

são nossa fonte de vida, nossos mestres!

Um comentário:

Carolina Frîncu disse...

Sempre penso nisso quando olho Levi e Clara. Ontem, num parque daqui de Itu, percebi como por diversas vezes eu quase desviei o pequeno de sua diversão, querendo apontar outro briquedo. Quando vi que eu era um agente distrativo de maneira ruim, apenas me sentei à sombra, de onde ainda conseguia empurrar o balanço da Clara. Ele ficou tanto tempo envolvido com uma gangorra simples, completamente envolvido com cada movimento, com cada sopro de vento que de repente me pareceu ridículo meu desejo anterior de fazê-lo sair dali para outra atividade. Realmente, vc tem toda razao, estamos ensinando (des) nossas crianças de um jeito errado, a coisa errada e desde o berço, quando sacudimos briqneudos coloridos diante dos bbs, oferencendo estímulos sobre estímulos. Deus me ajude a contemplar mais e intervir menos.