23.4.10

OCITOCINA OU ADRENALINA...

andei pensando sobre o assunto...

para desejar uma relação sexual é necessário banhar-se de hormonio.

ocitocina é o hormonio do amor.
adrenalina é o hormonio da ação.

não que uma seja boa e outra má, as duas são essenciais para vida, mas elas servem a circunstancias diferentes, mas por algum motivo, creio que cultural, a gente descordena e usa uma no lugar da outra.

ocitocina é um hormonio tímido, que precisa de tempo e confiança para que ele se mostre.
em uma relação amorosa, no parto humanizado, no convívio saudável entre as mulheres, na amamentação, nos ataques súbitos de amor incondicional aos filhos, entre outras, são situações que o hormonio ocitocina se faz presente e nos conduz a um caminho de entrega, relaxamento, confiança, amor...

mas nem sempre as circunstancias são propicias para ocitocina, então o jeito é apelar para a adrenalina.
nas relações proibidas, perigosas, nas discussões, nas brigas, no risco, no jogo, na cesaria.
vem a tensão, a tesão, a gente não se entrega mas se envolve, se enrola, desconfia, mas gera ação, sai do indiferente.

e assim a partir de nossas escolhas, de nossos modos de vida, a gente vai associando nosso sexo, nosso parto, nossas relações, conduzidos pela ocitocina ou pela adrenalina.

essa escolha é nossa!

o que não da é para ficar indiferente, pois como um vulcão adormecido, se a gente não se envolver com a vida, uma hora o vulcão acorda e com sua força incontrolável pode ser um caos, destruição, desilusão.

assim como no sexo casual, no desespero, ativa-se a adrenalina, satisfaz o desejo e fica o gosto amargo da solidão.
porque para o sexo com ocitocina tem que criar condições para que a bendita apareça e te apresente lugares ineditos, gerando cumplicidade e relação de verdade.

mas não nos enganemos achando que a ocitocina é só calmaria e segurança, se entregar para o amor é uma aventura e tanto, é só passar por um parto domiciliar para provar que não é só equilíbrio e suavidade, o bicho também pega, mas te leva a construção de uma força e confiança que te coloca em um caminho sem volta, onde sempre se quer nada menos que banhos diários de ocitocina.

pois é, andei pensando sobre isso!

3 comentários:

Raquel Marques disse...

Faz todo sentido..

bjs

raquel Marques

Ana Paula disse...

Oi...
Adorei seu blog e estou te seguindo....
Quando puder, veja o meu tb....
http:\\mamaequetrabalha.blogspot.com/
Beijosssssss

Unknown disse...

Quer liberar ocitocina diariamente, faça o bem ao próximo,atravesse dez velhinhas no farol e se encha de ocitocina, Deus fez nosso corpo perfeito para fazer o bem.pessoas que estão no vício de drogas deveriam saber o quanto isso mudaria suas vidas.adorei seu Blog, muito esclarecedor.