vou usar uma mesma palavra com diferentes paradigmas.
privilegio - sem parênteses, e (privilegio) - entre parênteses.
é um privilegio ser escolarizado.
a escolarização considerada de alto nível é um privilegio para poucos, que são preparados para ocuparem um lugar pré-determinado que pretende garantir poder, dinheiro e prestigio.
um privilegio para o individuo.
a desescolarização é um processo educacional que cria abertura para que todos os envolvidos tenham a possibilidade de se desenvolverem a partir de suas pulsões e potencialidades, é um (privilegio) para a comunidade.
os privilegiados, exercem seus poderes coercivos e autoritários através de sua posição hierárquica, porem são impedidos de desenvolverem seus poderes de inovação e de criação por viverem sufocados pelo "trabalho". assim como os não privilegiados que também sufocados pelo trabalho não tem tempo e espaço para serem íntimos de suas potencialidades.
já os (privilegiados) tem a liberdade de serem tão humanos quanto quiserem porque podem escolher e criar suas atividades que vão fazer parte de seu próprio desenvolvimento e que terá um sentido para comunidade onde vive.
a escolarização universal pode convir aos privilegiados mas certamente não aos (privilegiados).
os privilegiados se graduam, pós graduam, doutorizam-se , qualificando-se para promoverem o aumento da produção economica.
a educação dos (privilegiados) os preparam para a surpresa.
temos pela frente a tarefa de nos surpreendermos com a educação que queremos criar.
cuidemos de aprender a receber novas surpresas.
inspirado em ivan illich
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Um comentário:
Muuuito bom, Ana!
Estou amando conhecer mais sobre Ivan :)
Seu trabalho é ótimo!
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