21.11.11

FORA DO EIXO

no post anterior eu fiz um convite para nosso re-criando de novembro, que já aconteceu, onde o assunto foi "criando novas realidades".

pois ontem fui conhecer uma pratica inspiradora de uma nova realidade.

fora do eixo é o nome desse projeto que existe há 6 anos em diversas cidades do brasil.

uma das casas do fora de eixo fica em são paulo, minha vizinha aqui na aclimação, onde passei um par de horas me encantando com o modo de vida que eles estão criando e praticando.

16 pessoas, entre 20 e 31 anos, alem de muitos visitantes, vivem nessa casa auto sustentável, criando projetos, fomentando criações e praticando o viver com liberdade e intensidade.

diferente do que eu já conheci em termos de coletivos e vida comunitária, não existe uma liderança, um guru, nem um formato pré estabelecido que os determinem.

eles são empíricos, toda teoria surge da pratica e de suas vivências.

com um discurso totalmente sustentado pelo modo de vida que exala pela casa, eles são testemunhas que é possível radicalizar (no sentido literal da palavra, criar raízes)na criação de um modo de vida fora do eixo e absolutamente inspirador.

não é só um sonho utópico viver de modo comunitário, é só ir até a casa e sentir no próprio corpo todas as possibilidades.

e assim poderia ser o modo de vida com famílias e seus filhos, uma aldeia totalmente compatível com nossas vidas pós modernas.

para mergulhar nessa realidade, no mês de dezembro irá acontecer o IV congresso fora do eixo, que este ano será sediado em são paulo, onde vamos participar com uma roda do re-criando - desescolarização.

tem muita coisa boa acontecendo nesse mundo!!!

Um comentário:

Luis G. disse...

Oi, Ana. Na revista Fórum de janeiro será publicado um belíssimo artigo de Pedro Alexandre Sanches sobre o Fora do Eixo. Confira lá. Beijos.