24.2.14

A PERFEIÇÃO DA VIDA CONTINUA!


ampliar nossas percepções pode mudar completamente a nossa relação com os acontecimentos da nossa vida

geralmente, quando vivemos algo que nos mexe emocionalmente, temos a tendencia de fechar o ângulo e mergulharmos na problemática de modo isolado, mas quando abrimos nossa percepção, entramos em contato com um processo mais amplo (pois estamos sempre em processo), e nossa relação com o acontecimento se transforma

por exemplo
esses dias tenho desejado sinceramente trabalhar o meu humor, sinto que posso ser mais bem humorada, divertida, leve

quando eu me disponho a trabalhar essa questão eu não vou ser premiada com situações que me deixem bem humorada, eu terei que passar pelo processo de encarar e transmutar o meu estresse e as minhas irritações diante de situações que habitualmente eu reajo de mau humor

então, nada melhor que viver situações estressantes e irritantes para trabalhar a transmutação do meu humor, ao desinvestir a reação habitual, reconhecendo meu habito, observando-o e criando um espaço novo/vazio para que a emoção estagnada (mau humor) flua e algo novo possa imergir (um humor diferente que poderia ser reconhecido como bom humor, mas não uma mera representação desse estado)

resumo
quero trabalhar o bom humor? certamente me verei envolvida em situações que me colocam em contato com o que me gera mau humor

já sabendo disso, quando essas situações aparecerem, procuro ampliar o panorama e saber que esse é um processo de transmutação e não simplesmente mais uma situação irritante que tenho que enfrentar (de modo habitual)

fico então feliz da vida com a situação que me da a oportunidade de praticar a transmutação

por consequencia, o bom humor aparece e a vida fica mais leve e divertida

seja la qual for a situação que nos estagna emocionalmente, ela é parte de um todo absolutamente perfeito para transmutarmos nossas estagnações em emoções fluidas que nos coloca em contato direto com a alegria de viver

nos resta praticar a ampliação da nossa percepção e não nos iludirmos com situações aparentemente isoladas, porque depende de nós o modo como nos relacionamos com cada situação

e assim a vida segue absolutamente perfeita!





6 comentários:

Isis Maria disse...

Que oportuno esse texto. Vinha me perguntando e questionando práticas cotidianas, reação a algumas coisas e a saida da zona de conforto. Veio por demais a calhar essa leitura!

Florence Moda Branca disse...

Nossa !!! Incrivel , mas foi este o tema que resolvi praticar hoje pela manha !!! Não acreditei quando li teu post , pois me deu a resposta de como trabalhar isto. Obrigada !!!

Carolina Frincu disse...

Ana, foi minha resolução de fim de gestação, porque e estava ficando muito ranzinza e as crianças, estressadas (reflexo descarado). Se eu te contar quanta coisa aconteceu só nesse último mês...rs... mas cá estou, com algo entre 38 e 40 semanas, lendo um livro, crianças dormindo em paz, tudo pronto caso eu precise sair para ter o bb (vai ser PD mesmo na casa da minha amiga em Jampa) e foi o final de gestação mais leve e gostoso dos três! A gente quer paciência, tem provação. Quer bom humor, vem zica. Uai, é fácil ter bom humor com o dia no clima que gostamos, com as contas pagas, os filhos sorridentes e saltitantes. Mas a transmutação precisa de antagonismo... e o antagonismo traz crescimento. Gratidão enorme por vc!

Pérola disse...

E como ficar assim...perfeita?

Beijo

Mauricio disse...

Ola,
Tudo bem

Eu queria comentar uma coisa sobre o unscholing.
Eu conheco de ler sobre essa pratica ha alguns anos,concordo inteiramente.
John Holt,Sandra Dodd e varios outros expuseram os principios.
Como um pesquisador americano do desenvolvimento educacional escreveu:
"Porque é que os alunos não gostam da escola? Bem, não é óbvio?
Perguntem a qualquer aluno por que é que não gosta da escola e ele depressa dirá que a escola é uma prisão. Pode ser que não use estas palavras.

Qualquer pessoa que tenha frequentado a escola sabe que a escola é uma prisão, mas praticamente ninguém o diz. Não é “bonito” dizer-se isso. Andamos todos evitando dizer esta verdade, que a escola é uma prisão, porque dizer a verdade nos faz parecer tão horríveis. Como poderíamos nós, pessoas de bem, enviar os filhos para a prisão durante a maior parte dos primeiros 18 anos das suas vidas? "
Eu queria te perguntar sobre um post seu de 2011 onde voce diz que pratica unscholing com suas filhas.
Mas no Brasil voce consegue isso,suas filhas nao frequentam escola?
Pergunto isso porque todo estado e' totalitario e aqui no Brasil e' um pouco mais ainda.
Teve aquele caso da familia daqui de Minas Gerais que praticava homescholing e o estado perseguiu os pais.
Um abraco.

Paulo disse...

A perfeição contínua da vida!

Gratidão pelas palavras, Ana!

De tão simples vão tão longe...