15.8.10

CONVITE NUMERO 2

as mudanças não se fazem só através das criticas e das ideias, é sempre necessário o movimento, a ação e a principalmente a criação.

nosso modo de experimentar a educação ativa, neste momento tem sido através de dois encontros semanais com familias, ou parte delas.

as terças nos encontramos para criarmos um ambiente propicio para o desenvolvimento do corpo em seu ritmo e movimento.
as sexta é a vez das artes e suas percepções sensorias, cores, formas, texturas, gostos e sensações.

são jogos, brincadeiras que nos levam, adultos, bebês e crianças a percepção e desenvolvimento de nosso mundo-próprio.
como vemos, sentimos e agimos o mundo.

em nossas experimentações, nós, adultos, precisamos nos ater a algumas questões:

*entrar na brincadeira - as crianças tem verdadeiro fascínio pelo mundo dos adultos, por isso é importante fazermos dessas brincadeiras o nosso mundo daquele momento, estarmos la, inteiros, entregues, curiosos e porque não, desenvolvendo, ativando e aguçando nossas percepções sinestesicas e sensoriais.

*não dirigir implícita e/ou explicitamente as atividades das crianças - elas tem seu tempo próprio e suas necessidades, o mais importante é saber observar e admirar a singularidade de cada criança.

*não inibir as crianças com olhares e/ou comentários - as vezes é irresistível fazer um comentário quando uma criança decide dançar livremente e lindamente em nossos encontros, porem basta um comentário para congelar ou dar outro sentido a experiência da criança.

*não tenha expectativas de conquistas concretas e pontuadas - as maiores e melhores conquistas são as construções das estruturas psico-físico-emocional, e essas dão-se de forma silenciosa e interna.

*aproveitar esse momento para estar com seu filho em um contexto social sendo essa uma oportunidade de criarmos um novo modo de nos relacionarmos socialmente com nossos filhos e outras crianças.
uma possibilidade para nossos filhos se sentirem confiantes e seguros com outros adultos alem da família.
para as crianças compartilharem o mesmo o espaço sem disputas, sem terem que dividir antes de estarem preparados para isso.
um espaço propicio para o desenvolvimento natural de cada singularidade, sem comparações, sem finalidades, sem terem que provar nada a ninguém.

todas as crianças de todas as idades são bem vindas, assim como seus pais, avós, tios e cuidadores, desde que participem ativamente de nossas atividades.

a participação é gratuita.

nosso propósito é desenvolver um centro de pesquisa e apoio a educação ativa nas famílias e centros educacionais.

os encontros acontecem as terças (corpo) e sextas (artes) das 10hs30 as 11hs30.

para participar mandem um e-mail para:
anathomaz@terra.com.br
ou liguem:
tel. 3399 4257

Um comentário:

Daniela Caielli disse...

Ana, como seu blog é legal! quanta coisa boa de se ler. quero ir nos encontros - bóra enviar email... abração!