14.9.10

NADA PESSOAL!

estava ouvindo ontem uma reportagem pelo radio sobre o crescimento dos serviços prestados pelos "personals"

alem do ja bem conhecido personal trainning
a lista se prolongava
personal estilist
personal organizer
personal shopping

e mais alguns termos que não me lembro mas que traduzindo era: alguem para decidir o que voce vai comer; o que voce vai falar; o que voce vai pensar!!!

a reportagem ressaltava o custo financeiro para delegar aos outros seus cuidados pessoais.

mas o que me chamou a atenção foi a vontade das pessoas delegarem aos profissionais a responsabilidade sobre decisões tão pessoais.

daí eu entendi o porque para a maioria parece um grande absurdo assumir a responsabilidade pela educação dos filhos, não só a caseira, como a escolar.
e mais absurdo ainda deve parecer a ideia de entregar a criança a condição de se auto-educar, sem direcionamento ("só" com todo apoio necessário).

difícil pensar que uma criança que possa ter seu tempo e espaço para expressar seus desejos, explorar suas curiosidades, experimentar seus sentidos; vá algum dia abrir mão de fazer suas escolhas de modo pessoal e autentico.

então será que essas profissões surgiram e estão se tornando populares, para não dizer necessárias, porque as pessoas são escolarizadas, onde foram obrigadas a se formatarem, perdendo-se de sua singularidade, e por isso precisam ganhar dinheiro suficiente para contratar seus personals para darem a elas direcionamento na vida?

2 comentários:

Vaca Profana disse...

É a terceirização de tudo, a centralização das verdades do mundo num grande líder de fora, não é preciso pensar porque tem alguém pensando por mim.
Típico de nossa vida fascista.

Mariana Tezini disse...

formatou tanto tanto que agora alguns não conseguem mexer um dedo sem que alguém lhe aponte o caminho, não conseguem se responsabilizar por aquilo que querem, mas o que querem?