estava ouvindo ontem uma reportagem pelo radio sobre o crescimento dos serviços prestados pelos "personals"
alem do ja bem conhecido personal trainning
a lista se prolongava
personal estilist
personal organizer
personal shopping
e mais alguns termos que não me lembro mas que traduzindo era: alguem para decidir o que voce vai comer; o que voce vai falar; o que voce vai pensar!!!
a reportagem ressaltava o custo financeiro para delegar aos outros seus cuidados pessoais.
mas o que me chamou a atenção foi a vontade das pessoas delegarem aos profissionais a responsabilidade sobre decisões tão pessoais.
daí eu entendi o porque para a maioria parece um grande absurdo assumir a responsabilidade pela educação dos filhos, não só a caseira, como a escolar.
e mais absurdo ainda deve parecer a ideia de entregar a criança a condição de se auto-educar, sem direcionamento ("só" com todo apoio necessário).
difícil pensar que uma criança que possa ter seu tempo e espaço para expressar seus desejos, explorar suas curiosidades, experimentar seus sentidos; vá algum dia abrir mão de fazer suas escolhas de modo pessoal e autentico.
então será que essas profissões surgiram e estão se tornando populares, para não dizer necessárias, porque as pessoas são escolarizadas, onde foram obrigadas a se formatarem, perdendo-se de sua singularidade, e por isso precisam ganhar dinheiro suficiente para contratar seus personals para darem a elas direcionamento na vida?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É a terceirização de tudo, a centralização das verdades do mundo num grande líder de fora, não é preciso pensar porque tem alguém pensando por mim.
Típico de nossa vida fascista.
formatou tanto tanto que agora alguns não conseguem mexer um dedo sem que alguém lhe aponte o caminho, não conseguem se responsabilizar por aquilo que querem, mas o que querem?
Postar um comentário