28.6.10

NOSSA NATUREZA!

"desde bebê o ser humano tem suas direções próprias"

"o ser humano tem capacidade de tomar decisões a partir de uma direção interior"

essas foram frases ditas com toda confiança e tranquilidade por Margarita em sua palestra sobre educação ativa.

na minha experiência com a técnica Alexander é simples (mas não simplório) explicar essas afirmações.

o corpo não é uma massa de modelar que toma a forma que é usada; mas uma força que se auto cria constantemente, com suas direções, desejos e intensidades.

quando algo é decidido através do corpo, uma força intrinsica o impulsiona naquela direção, e quando a mente já está desenvolvida para participar desse processo, ela não questiona e sim cria condições para que o desejo se realize.

nós aprendemos, do modo que vivemos, a não confiar no corpo e sempre questionar através de uma linha de raciocínio para decidirmos como controlar o corpo e viver a vida.

a mente, que é uma parte do corpo, não tem recursos próprios para decidir por si mesma, precisa de referencias, é julgadora, responde as recompensas e castigos, se for deixada solta (sem seu corpo) é facilmente manipulada.
já o corpo tem recurso próprios, assim como ele se auto cria, criando suas células, moléculas, consciência, ele cria e expressa seus desejos, pensamentos, sua singularidade nessa vida.

a mente é uma maravilhosa ferramenta do corpo e não sua controladora.

quando o corpo decide algo, não há duvidas, a mente lhe cabe a função de analisar e sintetizar, mas nunca julgar ou decidir.

confiar no corpo é viver sem o conflito interno da mente querendo ir para um lado e o corpo para outro, vivemos brigando, com nós mesmos, nas decisões mais diversas da vida, desde regimes alimentares a projetos de vida.

coisa seria!

a harmonia existe quando não há separação entre corpo e mente, onde o corpo (psicofisico) tem uma mente como ferramenta.

temos que inverter o que aprendemos de forma desastrosa, temos que voltar a ter um corpo confiável, voltar a confiar no corpo, assim como vemos nos bebês e nas crianças, e poder seguir uma força, uma intensidade, uma potencia que pulsa em nós, apesar de nós!

por isso a educação ativa convida os pais a se prepararem para deixar de reproduzir em seus filhos o modo de vida prisioneiro que aprendemos a viver e até a gostar...mas que não há duvida que algo está errado!

só com a transmutação dos adultos as crianças terão condições favoráveis de seguirem suas direções próprias.

e podemos confiar, a natureza é perfeita!

Um comentário:

Caroliny disse...

Ana tive o prazer de conhecer Margarita, e ler isso que vc escreveu foi lindo, pois é exatamente este processo que estou sofrendo...
beijos