21.6.10

ESPECULAÇÃO IMOBILIARIA

na ultima sexta-feira tivemos a palestra de Margarita e foi sensacional!
mais que revolucionario, foi evolucionario!!!

voltarei mais ativamente nos posts aqui do blog para desenvolver todas as aberturas que Margarita nos ofereceu com sua rica experiência em educação ativa.

porem antes de qualquer coisa quero compartilhar um ponto de vista de um simpático e inteligente corretor de imóveis que participou da reunião e me deixou com o riso solto.

falávamos sobre a desqualificação escancarada do ensino que já é notória no ensino superior.
as classes se transformaram em auditórios lotados de alunos que estudam em faculdades populares, o que permite o valor da mensalidade ser mais baixo, porem a qualidade de ensino mais baixa ainda.
alunos que cursam uma faculdade com o unico objetivo de ter um diploma, que por consequencia vale cada vez menos.

foi quando nosso querido corretor disse: "mesmo com mensalidades baixas, é o metro quadrado mais caro do mundo".
para logo explicar com uma expressão indignada: "você paga um aluguel altíssimo por uma cadeira em uma sala de aula, não tem nem 1 metro quadrado, faça o calculo!!!"

e é isso mesmo, eu aposto que a grande maioria que estuda em nosso sistema de ensino, está simplesmente pagando muito caro pelo aluguel da cadeira que senta, e as escolas particulares estão sempre aquecendo esse mercado imobiliário.

talvez esse modo de olhar tão perspicaz tenha me soltado o riso porque depois de tanta tristeza por exercitar o olhar lúcido sobre a situação do ensino praticado em muitos lugares do mundo, inclusive no nosso país, tudo o que eu queria era um motivo para dar risada a toa.

mas não ficamos só na critica do ensino corrente, mais do que necessária, também criamos saídas inspiradoras, que com a experiência de mais de trinta anos com a educação ativa, a educação que contempla e respeita a singularidade das crianças e adolescentes que tem Margarita ao lado da escola Pestalozzi do Equador, o sol brilhou e o horizonte clareou, afirmando uma pratica possível e muito necessária.

volto em breve para desenvolver e dar consistencia a esse caro assunto.

em tempo: o curso para pais e educadores com Margarita terá inicio no dia 5 de Julho.
para mais informações: anathomaz@terra.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Ana, que sacada a dele hein, Educação por Metro Quadrado! Se pensarmos que há três turnos diários e que ainda alugam o espaço para outros eventos, como prova para concurso público, a otimização desses espaços é enorme. Talvez o profissional mais bem pago dessas instituições seja o Gerente de Logística, afinal, permitir que tanta gente acesse esses locais ao mesmo tempo exige uma estrutura e organização considerável. E se esse especialista em Logística pensar em verticalização do ensino, no sentido logístico, é claro, pode-se criar vários andares dentro de uma mesma sala de aula, como uma colméia! Teríamos a Educação Verticalizada, ou Educação por Metro Cúbico.

Alê, da Fê, da Rafa e do Lucas

Ana Thomaz disse...

matou a pau Ale, esse é o espirito da coisa!
beijo
ana