certamente todas as escolas e sistemas de ensino tem algo de bom.
porque tudo tem algo de bom.
até mesmo o fim do mundo tem algo de bom!
o problema está na parte ruim da historia.
e podemos afirmar que todas as escolas tem algo de ruim.
a começar por professores, funcionários e administradores que foram escolarizados no modelo escolar vigente
um modelo que nos faz acreditar que o aprendizado vem de fora, é dependente do conhecimento, é pré-determinado, acontece de forma hierárquica, é fragmentado, é intencional...e principalmente, nos ensina a não confiar nas crianças.
por isso, todos os modelos reformistas e com propostas de um novo modelo escolar, acabam não resolvendo a parte ruim da escolarização.
escolas waldorf, escolas democráticas, construtivistas...acabam sendo só um método a ser seguido, e não uma abertura para transmutar a relação ensinar/aprender; continuam a ensinar algo de fora para dentro, a pré-determinar o conteúdo, a fragmentar o ensino, a manter relações hierárquicas, a não confiar nas crianças e com o risco de ter tudo isso muito mais camuflado do que nas escolas assumidamente autoritárias.
e nossas crianças continuam sem um ambiente propicio para desenvolverem seus potenciais, sua capacidade de pensar e a condição de se tornarem homens e mulheres potentes, verdadeiramente alegres e criadores de comunidades ativas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário