22.2.10

É TUDO PROCESSO!!!

é uma ilusão muito comum achar que devemos conquistar algo nessa vida.

Sabe aquela idéia de que "quando eu conseguir tal coisa, eu vou me realizar", e essa tal coisa pode ser um bem material, uma casa, um emprego, um salario; ou um lugar social, um reconhecimento, um casamento, filhos; ou até um estado espiritual, sentir-se pleno, em paz...

Vez ou outra a gente acaba realizando nosso sonho, para então descobrir que ainda não se sente satisfeito.
E nunca irá se sentir, porque a busca do fim não existe em vida, pois vida é processo.

Então o que buscar?
Buscar as melhores condições de viver um processo. Criar horizontes, campo fertil para plantar. Disposição para sempre aprender, abertura para nunca se fixar em ideias e conceitos. Questionar-se a si mesmo!
Buscar inspiração!!!

Tenho uma amiga que tentou muito engravidar, queria estar gravida, e finalmente ficou gravida, para então começar a reclamar dos enjoos, do cansaço, das dores, etc. Sendo uma amiga tive a liberdade de dizer, mas voce batalhou tanto para ficar gravida e agora que está parece não curtir ? E ela respondeu: "eu queria ficar gravida! Não sentir o que estou sentindo!!!".
Esse é um exemplo de não se preparar para um processo, e sim viver em busca de um fim, que quando se conquista a frustração é inevitavel.

Para continuar no universo da maternidade é comum ver mulheres batalhando muito por um parto digno, querendo dar o melhor para seu filho que apesar de ainda não "conhece-lo" ja o ama com toda intensidade, porem depois que o bebê nasce, apesar do amor aumentar, começam alguns incomodos pois seu bebê não quer dormir a noite toda, muitas vezes chora sem motivo aparente, e a mãe começa a se perceber sem paciencia para lidar com um serzinho tão cheio de vontades, então aceita condicionar seu bebê a dormir a noite toda, lança mão da chupeta para que ele pare de chorar sem motivo, vai atras das receitas para "educar" seu filho, e não se da conta que com gente, mesmo tão pequena ainda, a gente tem que criar relação, e relação se cria com processo, e processo as vezes leva tempo.

Não existe o lugar pronto para ser ocupado, seja de mãe ou de filho, tudo tem que ser criado, então precisamos aprender a conquistar o lugar da criação, e não da representação; conquistar a atmosfera que nos permite entrar em processo, sem nunca chegar ao fim, pelo menos não antes da morte.

Um comentário:

Anna Gallafrio disse...

Ana, esse post me lembrou uma citação que meu coach dizia:
We are not human beings, we are human becomings. Fair enough, conituamos no processo. Beijo Anna Marcia