quando estava no meio do mato, no ano novo, Gil e Maira que são terapeutas ayurvedicos, me apresentaram todo um universo de plantas e suas aplicações na saúde, bem estar, alimentação...
Era tudo tão fascinante que eu enchia eles de pergunta o dia todo, e eles adoravam responder!
Em um momento quando eu estava lavando os cabelos na rotina normal, com xampu e condicionador, li o rotulo para saber se continha alguma planta, ja que era xampu "natural". Para o meu espanto tinha óleo mineral e a dupla infalível SLS and SLFS (sodium lauryl sulfate, sodium laureth sulfate).
Comecei a entender que a gente aprendeu desde sempre a usar xampu, que é um detergente que limpa o cabelo, o couro cabeludo e junto tira toda proteção natural, então, para consertar o estrago a gente aprendeu desde sempre a usar condicionador.
Fui atrás de um produto que fosse realmente feito de ingredientes naturais, encontrei alguns poucos, importados e bem caros.
Antes mesmo de dar tempo de compra-los, pensei na vida simples e com autonomia que estou buscando e não fez muito sentido ficar atrelada a produtos tão específicos e caros, então fui pesquisar qual alternativa sustentável coerente para minhas questões.
Resultado: Hoje completa um mês que estamos sem usar xampu, condicionador, sabonete, desodorante, protetor solar, repelente de insetos e inseticidas industrializados.
E estamos super cheirosos!!!
Comecei a fazer tudo aqui em casa, com produtos simples, confiaveis e eficientes.
O mais animador foi o resultado imediato no cabelo e na pele das minhas filhas.
A Lila só começou a usar qualquer coisa no banho, que não fosse chá ou óleo, há 4 meses, e como ela transpira muito na cabeça estava acordando com um cheirinho de azedo. Assim que paramos de usar xampu ela nunca mais azedou!
O cabelo da Sissi, que é lindo por natureza, ficou tão vivo que só falta falar!
O meu cabelo levou um tempo maior para se equilibrar; também, depois de mais de 40 anos no vicio, ele teve que aprender de novo o quanto de óleo fabricar para manter ele saudável. Mas agora, depois de um mês, é só alegria.
No corpo a mesma coisa, ao invés de sabonete, tem dia que uso óleo, outro sal do himalaia, chá de ervas...
E hoje na rua, me perguntaram como eu tratava a minha pele que estava linda!!!
Ainda falta nos livrarmos da pasta de dente, mas ja estamos providenciando!
Também começamos a testar umas invenções para casa, detergente, sabão em pó, limpa tudo, desinfetante...
E o melhor de tudo é que tem sido uma aventura muito divertida, meu filho disse que ja não sabe mais se está na cozinha ou no banheiro, ja que o armario da cozinha e do banheiro estão com os mesmo ingredientes.
A premissa é: não colocar nada na pele que não pudesse ser ingerido!
Amanhã coloco aqui algumas receitinhas que tenho experimentado, e se alguem tiver alguma sugestão será muito bem vinda!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Quero todas as receitinhas!!! rsrs
Adorei!
Beijo grande!
Oi ANA aqui em casa tbm não usamos produto de limpeza, usamos vinagre e limão p/ limpar banheiros por exemplo e bicarbonato de sódio tbm!
Quanto a pasta de dente o Felipe sugeriu que vc tentasse JUA, que é uma planta que faz espuma.
Tem uma planta tbm que se chama Sabao de soldado, da uma pesquisada!
Beijos mulher guerreira e não esqueça de nos passar mais dicas!
Otima iniciativa!
Vc é maravilhosa!!
Vai a dica: pra pasta de dentes, vc pode usar raspa de joá.
cuidado ao comprar essas que vendem em farmacias de manipulação, pois eles misturam canela e isso não é bom para o esmalte dos dentes.
Sobre os produtos de limpeza da casa, eu tenho receitas bem legais, te mando por email!
Bjos
Adorei!!!!
Quando crescer quero ser igual a você...
Bjs
Ana!
que delícia! Estou aqui de frente para o livro as Ervas do Sitio e imaginando os perfumes que agora exalam naturalmente da sua familia linda!
Um beijo
xx
Ale
Boa noite Ana, tudo bom?
Sou fisioterapeuta e tenho realizado o famoso "banho de balde" na enfermaria do hospital onde trabalho e as crianças ficam muito bem, mesmo as mais agitadas e desconfortáveis conseguem dormir tranquilamente após o banho.
Gostaria de poder conversar com você sobre alguns detalhes do banho, saber como descobriu a técnica e tudo mais...PARABÉNS! desde já agradeço, abraços. Angélica Guimarães
Boa noite Ana, tudo bom?
Sou fisioterapeuta e tenho realizado o famoso "banho de balde" na enfermaria do hospital onde trabalho e as crianças ficam muito bem, mesmo as mais agitadas e desconfortáveis conseguem dormir tranquilamente após o banho.
Gostaria de poder conversar com você sobre alguns detalhes do banho, saber como descobriu a técnica e tudo mais...PARABÉNS! desde já agradeço, abraços. Angélica Guimarães
oi Angelica,
vamos conversar!
meu e-mail é anathomaz@terra.com.br
me escreve que eu te passo o telefone tambem.
abraço
ana
oi Ana, eu e meu filho estamos experimentando e gostando muito do resultado. Na pele tenho usado óleos vegetais (abacate, amêndoa doce, semente de uva) com gotinhas de óleos essenciais (lavanda, alecrim, tea tree, cipreste, tangerina)e ficamos super cheirosos e macios, mas às vezes fico encanada se eles são apropriados pra usar nas 'partes mimosas'. Como vc faz?
Ah, outra coisa: vc falou que não está usando, além do xampu e sabonete, filtro solar, repelente e inseticida. O que está usando no lugar deles?
bjs!
oi Emy, nas partes intimas eu uso bastante agua mas tambem sou adepta a massagens usando um creme organico que uma amiga, Dunia La Luna, faz especificamente para essa regiao.
eu nao uso inseticidas, e protejo do sol com chapeu, camisetas...mas eu ja encontrei, e cheguei a usar um repelente e um protetor solar organicos feito por um casal em Alter do Chao, no Para.
vou pegar os ingredientes com eles e te coloco aqui.
beijo
Postar um comentário