1.4.10

QUANDO O EQUILIBRIO ACONTECE!

minha frequência aqui no blog tem diminuído por motivos nobres.
eu tenho me surpreendido com desejos nunca antes imaginados e que estão me invadindo com uma força difícil de controlar.

eu sempre investi no exercício do equilíbrio, não permitindo que meu intelecto predomine sobre todas as outras potencias do meu corpo, pois o processo mental racional só sabe lidar com o conhecido, com o conhecimento, com a organização e especulação.

maravilhoso ter uma mente racional funcionando plenamente, mas isso não da conta de tudo que nos acontece.

existem outras "inteligencias" em nós capazes de criar e enfrentar situações nunca vividas antes; o que na vida é essencial pois ela é cheia de surpresas.

vamos ao fato:

comecei a sentir um vontade genuína e inédita de cozinhar.
algo que nunca fez parte do meu cotidiano.
sem entender de onde vinha esse desejo, me entreguei a ele e fui me aventurar na cozinha.
o jantar ficou por minha conta.
errei muito, tive que jogar comida fora, mas nada me abalava, continuei tentando e cheguei a acertar bonito.

mas a aventura não parou por ai, alem de me arriscar na cozinha comecei a sentir uma vontade louca de aprender a costurar.
comprei uma maquina, tecido, me reuni com minha amiga Daniela e comecei a criar, mesmo tendo que desmanchar varias vezes para que o vestidinho da minha filha fosse digno de ser usado, também não desanimei e costurar já virou meu hobby.

não me esforcei muito para tentar entender o que estava acontecendo, senti um desejo genuíno e investi nele, caso eu quisesse resolver a questão via razão, eu teria muitos argumentos para não usar meu tempo com algo que até então nunca me interessou.
mas ao invés da razão dominar, ela foi aprendendo o que estava acontecendo e me trouxe a luz a explicação desse mistério.

para o modo de vida que estou criando é mais do que necessário que eu aprenda a ser caprichosa, que eu ganhe qualidade no acabamento, coisa que eu nunca investi na vida, nunca fui uma pessoa caprichosa mas também nunca achei que isso me fazia falta.

quer algo que exija mais capricho que cozinhar e costurar?

então algo em mim, não consciente, não racional, nada intelectual, captou a necessidade e me liberou o desejo, para tempos depois eu entender, e concordar com minha ação, e agora poder mais ainda desfrutar desse momento.

esse é mais um problema da escola, nos fazer acreditar que o pensamento racional é o único caminho para uma vida bem sucedida.
e isso está longe de ser real.
o processo racional tem seu enorme valor, mas no lugar dele, e não no controle do corpo e da vida.

nosso corpo tem que ser desenvolvido por inteiro, um processo educacional tem que contemplar todos os órgãos e não só o cérebro, todo o corpo e não só a cabeça.

não tem como equilibrar uma sociedade vivida por corpos desequilibrados.
não tem como equilibrar uma vida com o corpo desqualificado.

4 comentários:

Raquel Marques disse...

Ana
Acompanho seu blog via reader e sempre compartilho suas opiniões com meus amigos. Mas dessa vez tive que vir pessoalmente agradecer seu insight.
Sofro, sofro, sofro com meus desejos erráticos e aparentemente sem motivos.
Hoje vejo que se eles são tantos talvez seja porque pouco os atendo, e ele se refazer, se remodelam, se recriam em busca de viver e expressar aquilo que a vida quer.
Obrigada por compartilhar este insight.
bjs
Raquel Marques

rita brant disse...

Querida Ana,
É sempre inspirador ler suas palavras e partilhar suas experiências.
Bjs da Rita

Cibele Bótter disse...

Ana, adorei seu blog, mas em especial este post. Eu sempre achei que ser racional era o caminho para o sucesso, que somente virando uma "executiva" dentro dos padrões eu iria ser feliz. Mas de uns tempos para cá (uns anos, diga-se de passagem), comecei a ver que não era bem assim e que no fundo não era isso que eu queria. Comecei então a investir em tudo aquilo que me causava interesse genuíno. Comecei a mexer com vários tipos de artesanato e até massagem. E amei!
Todo mundo me acha uma doida, ficam falando que preciso ter foco, que preciso fazer algo que me traga retorno financeiro... Mas quem disse que eu ligo??? rs
O importante é ser feliz!
beijos

Ana Thomaz disse...

oi Cibele,
faz uma massagem em quem te chama de louca e aposto que a situação muda!!!

oi Raquel,
acho que é por ai! o desejo custa a morrer!

Saudades Rita querida!

beijos
ana