1.9.10

RAZÃO X EMOÇÃO

informação boa é aquela que nos amplia a visão e nos apresenta outras possibilidades de ação.

foi isso que aconteceu quando eu li que as crianças antes dos dois anos de idade não tem as conexões entre os hemisférios esquerdo e o direito do cérebro totalmente ativados.
eles entram em processo de conexão a partir dos dois anos e completam essas "pontes" até os sete anos de idade.

isso me fez pensar que quando uma criança pequena está com atividade no hemisfério direito ela não tem acesso simultâneo ao hemisfério esquerdo.
se ela está tendo um ataque emocional, o famoso xilique (ação do lado direito), ela não consegue acessar o controle racional (ação do lado esquerdo).
durante a explosão emocional ela não consegue compreender as razões para acalmar-se.
ela não tem as ferramentas prontas para que a razão dimensione a emoção.
se isso for exigido de uma criança antes dos dois anos, será como exigi-la que ande aos 6 meses, ela poderá até fazê-lo, mas com que custo?

nos resta acolher, aceitar e apreciar a natureza.

a criança está emocionalmente alterada? permita! de um ambiente seguro para ela, pense que ela não tem condições de escolha, aprimore suas condições de expressar suas emoções, deixando-a sentir que ela está sendo escutada, mesmo que não seja possível atende-la, pois sabemos que não precisamos dar aquilo que a criança pede para que ela se desenvolva saudavelmente, mas o modo que conduzimos a situação é que faz a diferença, não estamos exigindo que ela compreenda as razões, pelo menos naquele momento.

depois que a criança se acalma seu hemisfério esquerdo volta a ser acessível, e neste momento podemos, de modo simples e claro, conversar sobre o acontecimento, de preferência criando uma situação concreta para exemplificar.
sem ameaças, lição de moral ou acusações.

a partir dos dois anos ela já começa a criar esses acessos, lentamente, pois ele só vai finalizar por volta dos sete anos.
nesse momento já podemos ajuda-la a acessar a razão durante um ataque emocional, criando essa "ponte" com qualidade.

acredito que o que chamamos de pessoa equilibrada da-se inicio quando uma criança tem a possibilidade de desenvolver bem as qualidades dos dois hemisférios separadamente, e depois a conexão entre eles,

mas para isso é preciso permiti-la ter seu tempo e espaço em um ambiente seguro, acolhedor, amoroso e cheio de vida.

talvez isso explique adultos mal resolvidos no equilíbrio razão X emoção.

2 comentários:

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

ADOREI Ana!!!!
Não sabia disso e aqui em casa oz xiliques aconteceram antes dos dois anos e eu nunca repreendi..mas tentava explicar e era realmente muito complicado. É bem raro que aconteçam xiliques..mas hj percebo que consigo acalma-la mais facil!!!
Beijos
Fê Passos