21.1.10

CADE MEU CORPO?


aonde a escola entra como vilã do corpo?

Quando a criança inicia o ensino fundamental, atualmente aos 6 anos, ela se senti muito importante sentada em sua carteira escolar. Nesses primeiros dias provavelmente vamos encontrar todas as crianças sentadas na ponta da cadeira, desprezando o encosto da mesma, pois elas estão sustentadas por suas colunas, que funcionam lindamente, e na expectativa de aprenderem coisas interessantes e importantes.
Mas para algumas crianças o tempo de manter-se sentadas e atentas torna-se longo e cansativo, mas como não podem levantar para irem ao pateo correr um pouco, resta ao corpo o encosto da cadeira para se ausentar daquele momento.

Até o quarto ano, todas as crianças ja estarão desmontadas nas cadeiras escolares, com a sensação de que aprender é chato, e as unicas coisas legais da escola são a chegada, o recreio e principalmente a saída.

A esse corpo damos o nome de colapsado, ele começa a ter dificuldades de sustentar-se por conta propria. Origem de muitos problemas posturais que nos acompanham vida afora. Ali começa a desconexão que torna o corpo cansado, descoordenado, sem flexibilidade, com dificuldades de manter-se ativo, com propensão a dores nas costas...
Um corpo muito distante daquilo que ele poderia ser.

E será que da para mudar isso no sistema escolar atual?

Uma vez, trabalhando com professoras de uma pre-escola, pedi que observassem os corpos de seus alunos. Uma professora observou que um menino de 5 anos colapsava na cadeira toda vez que ele tinha que sentar para fazer os exercicios de preparação para o ensino fundamental. Atenta a isso ela convidou o aluno para levantar e ajuda-la em outras tarefas, como distribuir a lição para os outros alunos. Ele levantou feliz da vida e cumpriu muito bem sua função de ajudante, porem em um certo momento ele teve que voltar para sua cadeira para iniciar seu dever. E ele voltou a colapsar.
Então a professora, com dor no coração e na consciencia pensou:
paciencia, não posso fazer mais nada, ele ja tem 5 anos e tem que fazer sua tarefa.

Um comentário:

Vivian Viel disse...

Lendo seu post fiquei pensando se tem alguma escola que pensa nisso? Se tem solucao? O que podemos fazer para mudar isso?
E fora da escola (em casa) o que devemos fazer, deixo los serem criancas?? Beijos. feliz por esse blog informativo e gostoso de ler.