ana cristina duarte, parteira que gera um importante movimento de parto humanizado no brasil, idealizadora do gama, sugeriu uma equivalencia entre os procedimentos de parto e de educação.
para quem está familiarizado com os procedimentos de parto, fazer essa analogia, é um atalho para a compreensão dos processos educacionais.
atenção: a brincadeira refere-se a procedimentos de partos e não uma critica a escolhas pessoais.
vamos brincar
modelo vigente escolar:
tem escola que é como a cesaria eletiva
outras como a cesaria desnecessária
e tem também as escolas análogas ao parto normal hospitalar cheio de intervenções e com maltrato físicos e emocionais
homeschooling:
pode ser como o parto humanizado hospitalar de uma gestante de baixo risco mas que sente necessidade de um medico, toda sua equipe e o aparato hospitalar por necessidade de garantias
unschooling:
parto humanizado domiciliar do segundo filho assistido por parteira e doula muito experientes.
educação ativa:
o terceiro filho nascido de parto humanizado domiciliar, desta vez orgasmatico, assistido por parteira e doula extremamente experiente.
oxala, todas as mulheres possam ter a escolha de parir seus filhos na educação ativa!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Delícia de post!!!
Adorei a brincadeira e seguindo a analogia: tem o médico cesarista, tem o médico que até faz normal se for rápido, tem o humanizado, tem o que faz domiciliar, tem o que acha que com a parteira é melhor, tem a parteira que só trabalha em hospital, e tem a parteira que gostaria muito de só fazer domiciliar mas acaba trabalhando em hospital e sonhando com uma casa de parto ideal... beijos, Daniela, procurando seu lugar no mundo, tentando se desescolarizar, trabalhando em 2 escolas com as filhas em casa...
"homeschooling está para o parto domiciliar planejado assim como o unschooling está para o parto desassistido?" A parteira Ana Cristina duarte fez uma comparação com o parto desassistido. Nesse caso, não importa nem se a parteira e a doula são pouco ou muito experientes, o foco não está na assistência, o parto está se realizando sem a assistência de um profissional do parto.
Postar um comentário